Teresa Franqueira

 

Teresa Franqueira é designer, doutorada em Design Industrial pelo Politecnico di Milano (2009), mestre em Design Industrial pela FEUP / ESAD (2003), pós-graduada em Design Industrial pela Glasgow School of Art / CPD (1997), licenciada em Design de Interiores e Mobiliário pela ESAD Matosinhos (1996).

É docente na Universidade de Aveiro desde 2001, Professora Visitante no Programa Doutoral em Design do Politecnico di Milano (Itália), Professora Visitante na Tongji University College of Design & Innovation (Shanghai – China), no Mestrado em Design Industrial e de Produto na Faculdade de Belas-Artes (Universidade do Porto) e foi Professora Visitante na Koln International School of Design (Alemanha) em 2016.

Actualmente é Directora da Design Factory Aveiro do Creative Science Park Aveiro Region promovendo e implementando metodologias de design na partilha de conhecimento e tecnologia entre a academia e o tecido económico, social e cultural.

É investigadora sénior na Unidade de Investigação ID+ (UA.UP), foi fundadora e coordenadora do grupo de investigação ID+ DESIS Lab até 2018 e é membro da Comissão de Coordenação Internacional da DESIS Network– Design for Social Innovation and Sustainability.

Foi coordenadora científica de quatro projectos europeus Erasmus + na Universidade de Aveiro nas áreas de Inovação e Empreendedorismo social e Economia Circular: Strategy for Change;

SEASIN – South East Asia Social Innovation Network; KATCH_e – Knowledege alliance on product-service development towards circular economy and sustainability in higher education; SIKE – Social Innovation through Knowledge Exchange.

Foi fundadora e coordenadora do Mestrado em Engenharia e Design de Produto (2013-2016) da Universidade de Aveiro, membro da Comissão Executiva do Departamento de Comunicação e Arte (2010-2015) e membro da Comissão Científica do Programa Doutoral em Design da UA/UP (2010-2013).

A sua investigação está relacionada com temas ligados à inovação social, ao design de serviços, ao design estratégico para a sustentabilidade, design para a economia circular e cenários alternativos para uma sociedade e economia sustentáveis. Neste âmbito, produziu publicações e tem sido convidada como oradora em diversos congressos internacionais bem como a liderar workshops, nomeadamente ao nível da construção de cenários e soluções possíveis para projectos específicos de desenvolvimento de lugares criativos e de empreendedorismo social (Itália, Suécia, Portugal, Reino Unido, Finlândia, Myanmar, Tailândia, Cambodja, Turquia e Brasil).

 

No exercício da actividade de designer, fundou o atelier Puro Design onde desenvolveu trabalhos de Interiores e Mobiliário; participou em diversas exposições nacionais e internacionais e desenvolveu trabalhos para a indústria vidreira. Conquistou o Prémio Vidro ICEP no concurso Jovem Designer’96, foi bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e foi distinguida com o Prémio João Branco Internacional com o melhor paper na 8th EAD Conference em Aberdeen. Também participou como júri em diversos concursos de design e foi consultora do Centro Português de Design no programa Design +. Foi Comissária do Programa More Design. More Industry do Munícipio de Paredes.

0